Os 10 melhores exercícios para sair do sedentarismo – Gvita

Se você quer mudar de vida e sair do sedentarismo de vez, este post é para você. Porque aqui vamos mostrar o melhor caminho para superar a barreira da preguiça e da dificuldade para começar, e fazer você se livrar desse estilo de vida que faz muito mal à saúde.

Porque, como você já deve saber, uma vida fisicamente ativa, aliada a uma boa alimentação, é o caminho para um corpo saudável e uma vida melhor.

A gente sabe que romper com uma vida parada não é tão fácil quanto parece. Muito pelo contrário, exige esforço e força de vontade.

Pois bem, pensando nisso, levantamos uma lista com exercícios simples e fáceis para você começar a mudar sua vida de uma vez por todas!

Assim você pode começar agora mesmo e acabar com essa vontade de ficar muito tempo no sofá.

Corra do sedentarismo

O sedentarismo oferece muitos riscos. É isso mesmo: ficar parado por muito tempo pode afetar a saúde e até a sua vida.

A vida sedentária faz com que a pessoa não use os sistemas orgânicos presentes no seu corpo. E essa medida gera uma regressão funcional que não faz nada bem.

O ideal é que as pessoas estimulem o seu corpo e façam com que ele esteja em movimento sempre, medida que evita muitos problemas físicos e até o aparecimento de doenças.

Você já reparou que as pessoas sedentárias têm uma tendência maior ao aparecimento de doenças? Hipertensão, infarto, osteoporose, diabetes e obesidade são apenas alguns exemplos.

Motivos de sobra para começar a se exercitar, concorda?

Principais atividades

Para escapar desse ciclo de preguiça, levantamos atividades simples e bem tranquilas para você adotar nesse período da sua vida. Veja:

Atividades domésticas

Cuidar da casa envolve esforço. E esforço físico!

Lavar roupa na mão, lavar a louça, varrer a casa e limpar o banheiro são bons exemplos de atividades domésticas que podem ser consideradas exercícios físicos

Você deve se esforçar para atingir pelo menos 30 minutos por dia, a parcela recomendada para romper de vez com o sedentarismo.

Escolha andar

Sempre que tiver a oportunidade de andar um pouco a mais, você deve abraçar a causa. Tente começar indo a pé naquela padaria que não fica tão longe da sua casa, pegar o ônibus um ponto depois do que você está acostumado, parar o carro um pouco mais longe do trabalho, etc.

Essa é uma medida simples e que pode trabalhar na sua mente com uma mudança significativa de hábitos.

Assim você começa andando um pouco mais a cada novo dia, sem uma mudança muito drástica e difícil. Dá para fazer, né?

Vá de escada

A opção de subir escadas, mesmo tendo um elevador por perto, pode ser uma ótima maneira de se exercitar.

Sempre que for possível, escolha esse caminho. Isso não significa que você precisa subir 15 andares de escada todos os dias. Se você for a uma andar baixo, como o primeiro, o segundo, até o terceiro, pode fazer o trajeto de escada. Se for a uma andar alto, faça uma parte de escada, outra com o elevador.

A realidade também pode se adaptar para o seu dia a dia, no trabalho ou até no shopping — é só optar pela escada normal e não a rolante.

Alongue-se

O alongamento é uma delícia e é uma ótima maneira de sentir o seu corpo e exercitar.

Você pode começar de uma maneira bem tranquila e depois, conforme for sentido, ir forçando um pouquinho a mais a cada dia.

Ande de bicicleta

Se você tem a opção de trocar o carro por uma bicicleta para ir ao trabalho, o que está esperando? Essa é uma maneira gostosa de aproveitar melhor a vida, o vento no rosto e o momento – além, claro, de se manter ativo diariamente.

Só não se esqueça de usar capacete!

Faça caminhadas

A caminhada é um ótimo exercício físico. Sem contra-indicação, a medida pode ser adotada em uma esteira ou ao ar livre, trazendo aquela sensação gostosa.

Especialmente para quem é iniciante e está no sedentarismo há muito tempo, a caminhada pode ser leve e pode ser praticada em diferentes horários, lugares e ocasiões.

Assim fica muito mais fácil de correr daquela desculpinha e não se exercitar!

Além disso, você não precisa de nada para caminhar, nenhum tipo de aparato muito elaborado. Apenas roupas confortáveis e tênis.

Dance

Dançar é uma maneira diferente e divertida para fugir do sedentarismo. Se você não se encaixa na maioria das atividades que compartilhamos, talvez a dança seja uma ótima opção.

Você pode optar pelas danças de salão, as da academia e até modalidades dos videogames, dançando em casa mesmo.

Leve o cachorro para dar uma volta

Se você tem um cachorro ou algum outro animal de estimação, sabe que precisa dar algumas voltinhas com ele de vez em quando, não é?

Se essa volta durar pelo menos 30 minutos, já entrou na lista de atividades que podem fazer você fugir no sedentarismo. Essa é uma maneira eficiente de fazer bem para você e para ele também.

Pule corda

Você provavelmente já fez isso quando era mais nova, mas não imaginava os benefícios que essa atividade tem.

Para começar a praticar você só precisa de uma corda e um espaço livre, que pode ser em casa mesmo.

Essa é uma maneira de se exercitar e queimar muitas calorias também!

Escolha uma modalidade que você goste

Você também pode escolher praticar musculação, pilates, natação, yoga, vôlei e etc. Opções e modalidades é o que não falta, né?

Mas o prazer em realizar cada uma delas varia muito de pessoa para pessoa. Portanto, fique de olho na que você mais gostaria de praticar e busque um exercício que você se identifique!

E claro, como você não está acostumada, não adianta ir querendo abraçar o mundo. Vá com calma, comece aos poucos, com exercícios mais leves e respeitando os limites do seu corpo.

Essa medida ajuda a evitar o desgaste e até possíveis lesões. Para espantar o desanimo, você também pode variar as atividades. Não é porque começou pulando corda que precisa se sentir preso a esta modalidade.

Você pode dançar em um dia, fazer musculação no outro e alongamento no próximo. Assim você evita a monotonia.

Procure acompanhamento de um profissional

Esse é um ponto muito importante: antes de começar, não se esqueça de conversar com o seu médico. Assim ele te orienta na atividade adequada e faz uma supervisão no seu caso específico.

As atividades mais simples você pode fazer em casa sem acompanhamento, mas, para as mais elaboradas, busque uma supervisão para ter certeza que está praticando corretamente.

Nós já compartilhamos um texto de como vencer as desculpas e ter uma vida muito melhor. Para complementar, você pode ler e romper com a mentalidade de desculpas para não se exercitar.

Comments (51)

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